A Matemática e a Memória



Olá caros cibernautas,

Hoje apeteceu me pesquisar sob a influência da Matemática na nossa memória, visto que na quarta vou ter o meu ultimo teste de Matemática.

A questão que vos coloco é: Será possível aprender Matemática sem memória?



Humm… Provavelmente não. Cada momento, cada aula é cheio de memórias. Todos os pensamentos, raciocínios, aprendizagens e comportamentos face à disciplina, são baseados na memória e é esta que permite ao sujeito o reconhecimento de regras, operações e propriedades.
O processo da memória integra três fases: a aquisição, a retenção e a recordação. Ora para que haja recordação é preciso apreender a informação, isto é, adquiri-la, seja pela percepção ou através de actividades mais complexas, uma vez adquirida, a informação é armazenada por períodos temporais que irão depender da importância e dos processos mentais subjacentes a esse armazenamento. Quando é necessário recuperar a informação, usa-se certos mecanismos para evoca-la e reconhecida para ser usada, quer na sala de aula quer no quotidiano.
Deste modo podemos dizer que a memória é” como um sistema aberto através do qual a informação entra (aquisição), é armazenada (retenção) e, quando necessária, é recuperada (recordação) ”. (Tavares, J., Pereira, Anabela S., Gomes, Ana A., Monteiro, Sara, Gomes, Alexandra, 2007, p. 21)


É fundamental exercitar a memória e fazer vários exercícios de memorização como a tabuada, as definições, as regras e as propriedades.


A compreensão surgirá depois da memorização e permitirá uma maior facilidade na aplicação de conceitos…




Espero que tenham gostado da pesquisa. . .
Até para semana
Cristofe F

1 memoriais:

maria disse...

Boa sorte para o teste de matemática e para os exames. Sem "Memória" não há bons resultados não esquecendo um pouco de trabalho diário. Maria

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments