A Matemática e a Memória
Olá caros cibernautas,
Hoje apeteceu me pesquisar sob a influência da Matemática na nossa memória, visto que na quarta vou ter o meu ultimo teste de Matemática.
A questão que vos coloco é: Será possível aprender Matemática sem memória?
Humm… Provavelmente não. Cada momento, cada aula é cheio de memórias. Todos os pensamentos, raciocínios, aprendizagens e comportamentos face à disciplina, são baseados na memória e é esta que permite ao sujeito o reconhecimento de regras, operações e propriedades.
O processo da memória integra três fases: a aquisição, a retenção e a recordação. Ora para que haja recordação é preciso apreender a informação, isto é, adquiri-la, seja pela percepção ou através de actividades mais complexas, uma vez adquirida, a informação é armazenada por períodos temporais que irão depender da importância e dos processos mentais subjacentes a esse armazenamento. Quando é necessário recuperar a informação, usa-se certos mecanismos para evoca-la e reconhecida para ser usada, quer na sala de aula quer no quotidiano.
Deste modo podemos dizer que a memória é” como um sistema aberto através do qual a informação entra (aquisição), é armazenada (retenção) e, quando necessária, é recuperada (recordação) ”. (Tavares, J., Pereira, Anabela S., Gomes, Ana A., Monteiro, Sara, Gomes, Alexandra, 2007, p. 21)
É fundamental exercitar a memória e fazer vários exercícios de memorização como a tabuada, as definições, as regras e as propriedades.
A compreensão surgirá depois da memorização e permitirá uma maior facilidade na aplicação de conceitos…
Espero que tenham gostado da pesquisa. . .
Até para semana
Cristofe F
Até para semana
Cristofe F
1 memoriais:
Boa sorte para o teste de matemática e para os exames. Sem "Memória" não há bons resultados não esquecendo um pouco de trabalho diário. Maria
Enviar um comentário