Falsas Memórias
Olá!
Já ouviram falar neste conceito? Se calhar perguntam-se : Como é que uma memória pode ser falsa?
Pois bem,uma falsa memória consiste numa memória que é uma distorção de uma experiência, ou a confabulação de uma experiência imaginada. Muitas falsas memórias envolvem a confusão ou mistura de fragmentos de eventos memorizados. Muitas envolvem ainda erros na memória fonte (de origem). Outras ainda consistem em sonhos que são tidos como experiências reais.
(...)
Recentemente foi publicado um artigo sobre como um símbolo nacional italiano criado após os bombardeamentos terroristas de 1980 na estação de comboios de Bolonha terá originado uma falsa memória nos seguintes 16 anos.
O símbolo em questão foi um relógio da estação que avariou em 1996 e foi colocado a marcar as 10h25 de modo a recordar a tragédia; tornando-se assim num símbolo mediatizado em comemorações posteriores.
Um grupo de psicólogos italianos, cientes de que a repetição tende a originar falsas memórias, testou os habitantes da cidade e descobriram que a maioria das pessoas recordava, erradamente, que o relógio estava parado desde o bombardeamento. Mais, este grupo de pessoas incluía quem tinha visto o relógio a trabalhar correctamente de forma diária nos 16 anos seguintes ao incidente terrorista.
Em RedePsicologia,
João Souto
3 memoriais:
Isto das falsas memórias tem muito que se lhe diga.
Ya, pois é. . . Mt interessting, very good. . .
Continued.
Esse exemplo do relógio está fantástico.´
Fiquei :O
Continua com post interessantes, João, que irás longe.
Bjs
Enviar um comentário