Falsas Memórias

Olá!

Já ouviram falar neste conceito? Se calhar perguntam-se : Como é que uma memória pode ser falsa?


Pois bem,uma falsa memória consiste numa memória que é uma distorção de uma experiência, ou a confabulação de uma experiência imaginada. Muitas falsas memórias envolvem a confusão ou mistura de fragmentos de eventos memorizados. Muitas envolvem ainda erros na memória fonte (de origem). Outras ainda consistem em sonhos que são tidos como experiências reais.



(...)



Recentemente foi publicado um artigo sobre como um símbolo nacional italiano criado após os bombardeamentos terroristas de 1980 na estação de comboios de Bolonha terá originado uma falsa memória nos seguintes 16 anos.



O símbolo em questão foi um relógio da estação que avariou em 1996 e foi colocado a marcar as 10h25 de modo a recordar a tragédia; tornando-se assim num símbolo mediatizado em comemorações posteriores.



Um grupo de psicólogos italianos, cientes de que a repetição tende a originar falsas memórias, testou os habitantes da cidade e descobriram que a maioria das pessoas recordava, erradamente, que o relógio estava parado desde o bombardeamento. Mais, este grupo de pessoas incluía quem tinha visto o relógio a trabalhar correctamente de forma diária nos 16 anos seguintes ao incidente terrorista.



Em RedePsicologia,



João Souto

posted under |

3 memoriais:

Mafalda L* disse...

Isto das falsas memórias tem muito que se lhe diga.

Cristofe disse...

Ya, pois é. . . Mt interessting, very good. . .
Continued.

'Sarita disse...

Esse exemplo do relógio está fantástico.´
Fiquei :O
Continua com post interessantes, João, que irás longe.
Bjs

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments