Aprender com "O homem sem lembranças"

Um acidente, que transformou a memória de um americano comum num grande vazio, deu origem a conhecimentos científicos fundamentais nos últimos 50 anos.


Olá! Hoje o meu post é dedicado a um famoso paciente conhecido apenas como H.M. (Henry Gustav Molaison).
A comunidade médica deve boa parte de seu conhecimento sobre amnésia a este paciente.
Em 1933 Henry, com 7 anos, foi atravessado violentamente por uma bicicleta. Apesar de parecer recuperado, após 3 anos, começaram a aparecer convulsões que associaram a uma eventual epilepsia e não ao acidente.
Para diminuir a frequência de suas crises convulsivas, H.M. submeteu-se a uma cirurgia, em 1953, para remoção da amígdala e da maior parte do hipocampo. Os seus ataques desapareceram, mas ele não conseguia lembrar-se do seu passado recente nem criar novas memórias. A sua memória de curto prazo - que dura apenas de 20 a 30 segundos - foi preservada, além do seu nível pré-cirúrgico de inteligência. A pesquisa que se baseou na sua amnésia foi revolucionária para nossa compreensão sobre a forma como o hipocampo processa as informações sensitivas para se tornarem memórias de longo prazo.

A ciência é mesmo assim: Está sempre a evoluir!
Obrigado H.M., pelo seu contributo :D

Até para a semana e até lá não se esqueçam,
Ana Marta :D

posted under |

0 memoriais:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments