Técnicas para estimular a memória


Olá caros amigos. Hoje é o meu último post deste ano 2009, por isso lé atentamente estes conselhos para manter e melhorar a sua memória:

1- Não se aflija se não se lembrar de alguma coisa. Relaxe, liberte o pensamento. Esta acção simples ajudará a desbloquear a memória e a informação virá quando tu menos esperar.

2- Preste muita atenção naquilo de que querem lembrar, refllita sobre que tipo de coisa costuma esquecer, em que situação e em que estava pensar quando fazia essa atividade. É comum acabar por se lembra de algo porque simplesmente "estava pensar em outra coisa".

3- Utilize a repetição consciente de um fato para guardar melhor os conceitos.

4- Ao ser apresentado a alguém, preste atenção no nome, nas características da pessoa, na voz, e repita o nome várias vezes ao longo da conversa.

5- Para se lembrar onde deixou um determinado objeto, tente visualizar o que estava a fazer no momento em que o usava.

6- Para memorizar um facto ou uma situação, relacione-o com outro que conheça e de que se lembra perfeitamente. Mesmo que esse vínculo pareça absurdo, a sua mente gravará com mais facilidade os dados, pessoas, imagens e acontecimentos.

7- Use todos os sentidos para acumular dados que o ajudem a lembrar de uma determinada cena ou situação (imagens, cheiros, gostos, sensações táteis, sons).

8- Escolha um lugar determinado para deixar os objetos de uso quotidiano, como as chaves do carro, óculos, agenda, bolsa, pasta, carteira. Assim reforçará a memória associando o objeto ao lugar.

9- Estimula a sua memória com jogos com estão disponíveis neste blogue.

Espero que estas dicas ajudarão a vossa memória. A mim, pelo menos ajudaram, pois eu sou um "esquecido". Para terminar, quero vos desejar a todos um feliz e santo Natal e boas entradas para 2010.
Abraços deste esquecido
Cristofe Fonseca

posted under |

2 memoriais:

Anónimo disse...

Parabéns! :D

O vosso blog é sem dúvida muito sensual... :D

AnaMarta disse...

Era só para te desejar um Bom Natal antes que me esqueça. lool

Ah! e obrigado pelas dicas. São sempre úteis.

Abraço desta esquecida também :P

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments