Os Neurónios
Olá, ilustres seguidores.
Mais uma semana em que continuamos a falar das bases do sistema Nervoso.
Hoje, sobre o neurónio. Esta célula que existe no nosso cérebro, e que constitui uma boa parte dele é a unidade fundamental do sistema nervoso. Qualquer impulso eléctrico por ali passa. É uma célula potente, para onde vão e vêm mensagens de todo o tipo (dando eles,posteriormente , a resposta adequada). São a única via de recepção de informação no sistema nervoso central.
Após essa recepção voltam a enviar essa mensagem até se obter uma resposta (Sinapse). Há, portanto que ter cuidado com aquilo que se consome (o álcool, por muito bem que saiba, é um enorme malefício), ou onde se bate com a cabeça. Os neurónios são células diferenciadas, ou seja, não se podem dividir, dando origem a mais nenhuma geneticamente igual, o que significa que a morte deles é "um processo irreversível em termos colectivos", uma vez que caso um neurónio morra, não existe outro que se possa dividir e dar origem a outra semelhante. Mas, e então que consequências é que isso traz para a nossa memória? A resposta é simples. O facto de haver morte de nenurónios e estes serem células diferenciadas (sem possível regeneração ou divisão de outro neurónio), faz com que menos informação passe para o nosso cérebro, devido ao menor armazenamento, e consequentemente não nos será possível lembrarmo-nos de certas coisas com tanta facilidade. Também com a idade vão morrendo, por isso é que a memória tem tendência a piorar com o avanço temporal na nossa vida. Portanto, façam tudo para os preservar, pois nunca sabemos quando é que iremos sentir a sua falta.
Até Terça,
João Souto
1 memoriais:
awww... detesto jogos de memória!!xD
É interessante saber que temos no nosso cérebro uma "tecnologia" anti-ruído tipo a crystal talk™ da motorola xD... só não consegui perceber pela figura onde ficava o cortéx :s...tenho de pesquisar ^^ (pessoal que nunca teve biologia é no que dá!!lol).
De qualquer maneira o post está muito interessante. Bom tema, o vosso!
Enviar um comentário