Kim Peek

Olá esquecidos!

Hoje falar-vos-ei de Kim Peek, o mais famoso savant.

Nasceu a 11 de Novembro de 1951, e possuí Síndrome de Savant.

Quando lhe foi diagnosticado com retardo mental, um médico disse ao seu pai que ele nunca conseguiria aprender nada, que deveria ser institucionalizado e esquecido.

Mas Kim começou a ler enciclopédias aos quatro anos de idade. E terminou o currículo do High School (2º grau), aos 14 anos.

Ele memoriza listas telefónicas inteiras; sabe, de cada cidade dos EUA, quais são todas as suas estradas, estações de TV, códigos de área, códigos postais, etc; sabe a história de todos os países; conhece toda a árvore genealógica e todos os detalhes da vida de todos os presidentes dos EUA;

Lembra-se de todas as realizações da NASA; e mantém em sua mente tudo o que ele lê (cerca de 12000 livros), sendo que páginas de livros que podemos ler em 3 minutos ele lê em 8 ou 10 segundos já que utiliza um olho para ler cada página simultaneamente.

Este savant sabe qual foi o dia da semana de qualquer data passada. Por exemplo, se perguntarmos que dia da semana foi 27 de março de 1977, ele responderá que foi um domingo.

Kim depende do seu pai para as suas necessidades básicas e serviu de inspiração para o personagem Raymond Babbit, que Dustin Hoffman representou em 1988 no filme Rain Man.

Aqui fica um vídeo (em portugues do Brasil) onde se resume a história de Kim.




Para a semana, vou falar do filme inspirado neste Savant, Rain Man.

Para quem quiser ver a apresentação efectuada na aula de AP de hoje, aqui fica.

Até lá, bons esquecimentos.

Mafalda Laranjo

posted under |

2 memoriais:

José disse...

Está Muito interessante. Continua o bom trabalho.
Beijos~

tiago rodrigues disse...

gostei.....
este blog esta de mais....
adorei este post....to bue curioso k venha o proximo post

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments