Os abusos e o cérebro
Olá visitantes,
Hoje, Dia Mundial do Não Fumador, é de todo importante falarmos nos abusos perante a nossa saúde, não só com o tabaco, mas também com o álcool. Segundo estudos efectuados, o consumo de álcool causa a redução da velocidade de transmissão de sinais, uma vez que se vão desactivando as zonas de alta propagação e até mesmo desactivadas definitivamente as zonas de propagação (em casos mais avançados). Por isso as capacidades cognitivas vão sendo deterioradas, e será mais dificil tentarmos raciocinar acerca de problemas mate
máticos, por exemplo.

Já,e não da mesma maneira, o tabaco, faz com que seja inalado algum fumo e nicotina, que vai ser dirigido para os pulmões, onde vai ser absorvido pela corrente sanguínea que levará as substâncias nocivas até ao cérebro. A nicotina interfere depois na sinapse fazendo com que haja uma libertação de nicotina descontrolada. Essa libertação descontrolada faz com que seja também libertada em grandes quantidades, a Dopamina, uma substância responsável pelo aparecimento e desenvolvimento da doença de Parkinson.

Existe ainda a libertação de glutamato (depois da nicotina) , um neurotransmissor que se relaciona com a memória, e a nossa aprendizagem. Como o consumo de nicotina, é, para nós, uma sensação boa, o glutamato, cria, como que, uma rede de memória, que nos faz lembrar dessas mesmas boas sensções, pelo que é assim, criada a dependência da nicotina, um dos problemas que mais afecta os adultos e até adolescentes, hoje em dia.
Até Terça,
João Souto.
2 memoriais:
Epa, este gajo escreve coias mesmo muito porreiras... Sim senhor gostei de ler. Espero que continues assim pah. xD
olha gosto daquilo que escreves....escreves mt bem...
continua....
Enviar um comentário