Memória a longo prazo
Saudações, queridos esquecidos.
A expressão Memória a Longo Prazo é mais acertada do que a Memória a Médio Prazo, uma vez que implica claramente o longo prazo, mas também necessita de algumas precisões em relação à sua natureza.
Se a memória a médio prazo se vai configurando como um sistema multidimensional, a memória a longo prazo é formada, independentemente da famosa data de aniversário, por um sistema exclusivamente multidimensional no qual existem menos dimensões do que no anterior, e estas são a base do carácter essencial de uma pessoa e não dos seus conhecimentos. Refiro-me ao que, normalmente, se denomina princípios personalizados dos gerais, como justiça, igualdade, liberdade, respeito, educação, benefício da dúvida, etc.
Os conhecimentos ou conceitos encontrar-se-ão ordenados nas capas mais profundas da memória a médio prazo, o que é a mesma coisa que nas capas mais superficiais da memória a longo prazo.
Um efeito curioso, que se dá no crescimento e desenvolvimento da personalidade, é a necessidade de adaptar estes princípios em maior ou menor medida. Obviamente, o inconsciente não "gosta" da ideia, uma vez que mudar estes princípios supõe, nalguma medida, reconhecer certos erros nos mesmos e um grande trabalho visto que toda a memória restante se verá modificada e necessitará de se reajustar. Seguramente serão etapas nas que a pessoa dormirá mais do que estava acostumada.
No seguimento da questão, esta visão é coerente com o fato de dormir menos segundo avança a idade, em condições normais.
Para a semana, ir-vos-ei falar da memória vital.
Fiquem atentos ao nosso blogue.
Muitos esquecimentos e até para a semana.
A vossa blogger,
Sara Pinela :D
1 memoriais:
O blogue está muito bom, pena que aos Domingos os textos sejam sempre muito grandes e, consequentemente, muito aborrecidos.
Sugiro que alterem a maneira de explicar os tipos de memória, porque, por muito que tente acompanhar, é extremamente difícil.
Em relação ao resto do grupo, estão de parabéns.
Um abraço para todos
Enviar um comentário