Memória a longo prazo

Saudações, queridos esquecidos.

A expressão Memória a Longo Prazo é mais acertada do que a Memória a Médio Prazo, uma vez que implica claramente o longo prazo, mas também necessita de algumas precisões em relação à sua natureza.
Se a memória a médio prazo se vai configurando como um sistema multidimensional, a memória a longo prazo é formada, independentemente da famosa data de aniversário, por um sistema exclusivamente multidimensional no qual existem menos dimensões do que no anterior, e estas são a base do carácter essencial de uma pessoa e não dos seus conhecimentos. Refiro-me ao que, normalmente, se denomina princípios personalizados dos gerais, como justiça, igualdade, liberdade, respeito, educação, benefício da dúvida, etc.
Os conhecimentos ou conceitos encontrar-se-ão ordenados nas capas mais profundas da memória a médio prazo, o que é a mesma coisa que nas capas mais superficiais da memória a longo prazo.
Um efeito curioso, que se dá no crescimento e desenvolvimento da personalidade, é a necessidade de adaptar estes princípios em maior ou menor medida. Obviamente, o inconsciente não "gosta" da ideia, uma vez que mudar estes princípios supõe, nalguma medida, reconhecer certos erros nos mesmos e um grande trabalho visto que toda a memória restante se verá modificada e necessitará de se reajustar. Seguramente serão etapas nas que a pessoa dormirá mais do que estava acostumada.
No seguimento da questão, esta visão é coerente com o fato de dormir menos segundo avança a idade, em condições normais.

Para a semana, ir-vos-ei falar da memória vital.
Fiquem atentos ao nosso blogue.
Muitos esquecimentos e até para a semana.
A vossa blogger,
Sara Pinela :D

posted under |

1 memoriais:

Maria disse...

O blogue está muito bom, pena que aos Domingos os textos sejam sempre muito grandes e, consequentemente, muito aborrecidos.
Sugiro que alterem a maneira de explicar os tipos de memória, porque, por muito que tente acompanhar, é extremamente difícil.
Em relação ao resto do grupo, estão de parabéns.

Um abraço para todos

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments