Teoria do Holograma

Olá visionários!
Hoje vou-vos falar de mais uma teoria, que explica o aparecimento de um déjà vu, que se designa Teoria do Holograma.

Esta é defendida pelo psiquiatra holandês Hermon Sno, que propôs a ideia de que as memórias são como hologramas, ou seja, nós podemos recriar uma imagem tridimensional a partir de qualquer fragmento do todo. Contudo, quanto menor o fragmento, mais confuso o quadro final. Para ele, o déjà vu acontece quando algum detalhe do ambiente onde estamos no momento (uma vista, som, odor, etc.) é similar a algum resquício de memória do nosso passado e o cérebro recria uma cena inteira a partir desse fragmento.

Outros pesquisadores também concordam que esse pequeno fragmento de familiaridade pode ser criado, originando a sensação de déjà vu. Por exemplo, uma pessoa sai para dar uma volta com um amigo num carro antigo do ano de 1964 e tem uma forte sensação de déjà vu, em que se lembra de andar nele em criança, mas não chega a lembrar que o seu avô tinha o mesmo tipo de carro. Logo, o cheiro, a aparência e a textura do assento podem trazer de volta memórias que essa pessoa nem sabia que existiam.

Para a semana há mais.

Até lá tenham boas visões e não se esqueçam,

Ana Marta :D

posted under |

0 memoriais:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments