Cuidadores e/ou familiares de Doentes de Alzheimer
Olá olá!
Parabéns por estares a ler este post, é sinal que nos visitaste mais uma vez e que és muito inteligente! xD
Hoje, o meu post, é dedicado aos Cuidadores e/ou familiares de Doentes de Alzheimer, pois considero que o apoio diariamente prestado por milhares de famílias aos doentes de Alzheimer tem, quase sempre, pouca visibilidade e reconhecimento social. Por outro lado, as famílias são indirectamente sofredoras, de forma oculta, da doença de Alzheimer, além de poderem vir a ser afectadas pelos impactos sociais (psicológicas, emocionais, físicas, económicas, entre outras) que esta acarreta.
E como amanhã volto ter teste de Matemática, vamos a números?
Das pessoas que se identificaram como principais cuidadores, por prestarem um apoio mais assíduo aos doentes, verifica-se que 50% são cônjuges e 34% são filhas. Estes valores vão ao encontro de outros estudos já realizados sobre a mesma problemática. Num
inquérito lançado em 1994 por France Alzheimer 59 a 2.679 famílias de doentes de Alzheimer, aderentes da associação 60, conclui que o cuidador principal em 72% dos casos era o cônjuge e em 20%, um filho.
Só muito raramente surgem outros membros da família, amigos ou vizinhos.
Assim termino o meu post desta semana, deixando o meu apreço por quem põe a sua vida ao serviço daqueles que, infelizmente, não são atónomos.
Até para a semana!
Beatriz G.
2 memoriais:
Oi Bia. . . è verdade deve ser dificil tratar um doente com Alzheimer. Bravo à essas pessoas. . .
O teu post está como smp bem. ( cuidado com erros) èu compreendo eu tbm faço muitos. Bj e abraço
Cristofe
Pois é, o pior destas doenças é que não só são as pessoas doentes que sofrem mas também são aquelas que têm k lidar todos os dias com elas. Infelizmnt sao cada vez mais.. =(
Enviar um comentário