Será a estimulação profunda do cérebro uma solução?

Olá!
Hoje é o post nº99. Se este nº correspondesse à minha idade diria com muito orgulho que para o ano teria um século de vida. Mas deixemo-nos de hipóteses e vamos ao que realmente interessa.
Tal como o tempo a ciência não pára.




Recentemente (em 2008), alguns pesquisadores de um hospital no Canadá, desenvolveram um possível novo tratamento para a recuperação da memória, enquanto tratavam a obesidade de um homem de 50 anos.
Os médicos colocaram eléctrodos no cérebro do paciente, enviando correntes eléctricas às regiões profundas. Essas correntes activaram o tálamo e o hipocampo, estimulando uma memória nítida de 20 anos antes. Após o uso dos eléctrodos por alguns meses, o homem apresentou uma melhoria da memória semântica, que extrai associações entre as diferentes memórias no cérebro.
Mais pesquisas estão a ser realizadas para ver se os resultados da estimulação profunda do cérebro podem finalmente tratar as pessoas com perda de memória, nomeadamente pessoas com doenças degenerativas, como o Alzheimer, Parkinson, etc.

A ciência é mesmo assim: Faz descobertas “inimagináveis” (tal como disse a Beatriz no seu último post).

Até para a semana e até lá não se esqueçam,
Ana Marta :D

2 memoriais:

Inês v. Barreiros disse...

Óptimo blogue e tema bem interessante :D

Parabéns =)

Unknown disse...

Woh... brutal :)
Gostei muito deste post =)
continuaaa :P

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments