Os "crónicos" do déjà vu!
Olá mais uma vez!
Chris Moulin (um neuropsicologista) encontrou ‘pacientes’ de déjà vu numa clínica de problemas de memória: “Nós tínhamos uma referência muito peculiar de um homem que disse que não valia a pena visitar a clínica porque ele já lá tinha ido, embora isto fosse impossível.”. O paciente, não só acreditava que já tinha conhecido Moulin, como deu detalhes específicos dos dias e sítios desses encontros.
O déjà vu evoluiu de tal maneira que ele deixou de ver televisão – até os noticiários – porque lhe pareciam ser repetições, e até acreditava ouvir o mesmo pássaro a chilrear os mesmos sons, na mesma árvore, todas as vezes que saía à rua. Os pacientes de déjà vu crónico não são simplesmente afectados com uma sensação de familiaridade com novas experiências, como também fornecem justificações complexas e plausíveis para defendê-lo. “Quando a esposa deste paciente em particular lhe perguntou o que ia dar a seguir num programa de televisão que ele tinha dito já ter visto ele respondeu ‘como é que eu hei-de saber? Eu tenho um problema de memória!’” disse Moulin.
Moulin acredita que um circuito no nosso lobo temporal é activado quando recordamos o passado, criando a sensação de lembrança, mas também uma sensação de recordação – a sensação de nós próprios no passado. Numa pessoa que sofra de déjà vu crónico, este circuito encontra-se constantemente ligado, criando memórias onde elas não existem. Quando eventos novos são processados, eles são acompanhados de um sentimento forte de lembrança.
Espero não estar a ser "repetitiva", ou seja, a não provocar déjà vus.
Para a semana há mais. Até lá boas visões e não se esqueçam,
Ana Marta :D
2 memoriais:
Eu já sabia que existiam Dejá vus crónicos =)... hehehe... nem sei pk é k li isto!
(tou a brincar obviamnte!)
acho interessante.. através deste facto explica-se que 'ningm sabe tudo'... inteligentes!! isso não existe... td e deja vu ´crónico xd
ATÉ ao próximo post..
PS. aposto que o post não é novidade..
Isso de não ver o telejornal porque pareçe tudo repetido é verdade, mas não é porque ele tem o déjà vu crónico, é porque é mesmo verdade!!! (os telejornais estão sempre a repetir a mesma coisa)
Bjnhs e bom trabalho:)
Enviar um comentário