Quem foi Alois Alzheimer?

Olá mais uma vez curiosos/as!

Parece que nos últimos tempos os vistantes deste blogue têm-se vindo a questionar sobre designação desta doença "Alzheimer".

Pois bem esta designação provém do seu descobridor Alois Alzheimer.

Há um século, este médico alemão identificou a doença que permaneceu ignorada por décadas e foi alvo de controvérsias, até ser redescoberta nos anos 90.

Alzheimer dedicou-se ao estudo da epilepsia, do alcoolismo e da arteriosclerose cerebral e à psiquiatria forense e acompanhou de perto o caso de August D. até 1903, com a morte da paciente em abril de 1906, o seu cérebro foidoado para que Alzheimer o examinasse. O caso foi apresentado no 37º Encontro de Psiquiatras do Sudoeste da Alemanha em novembro do mesmo ano, em Tübingen. A platéia recebeu os achados com frieza e cautela.

As lâminas do cérebro de August D. foram reanalisadas por alguns pesquisadores nos anos seguintes, que confirmaram a acumulação de uma substância incomum no córtex cerebral − hoje conhecida como proteína betaamilóide.
Já em 1910 foi assumido peacomunidade científica que se tratava de uma nova patologia, no mesmo ano Kraepelin introduziu o termo doença de Alzheimer na oitava edição do seu Tratado de psiquiatria.


Espero ter-vos esclarecido mais uma vez, continuem a deixar as vossas dúvidas!

Até para a semana,

Beatriz G.

posted under |

0 memoriais:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments