À procura de Nemo

Olá esquecidos!!!

Chegou o domingo e, tal como na semana passada vou-vos falar do filme À Procura de Nemo. Pode-vos parecer estranho que um filme de animação sobre um pai que percorre o oceano à procura do filho não tenha absolutamente nada a ver com o projecto "A Memória: Porque lembramos, porque esquecemos".
Todavia, existe uma personagem neste filme que retrata o caso da amnésia, a Dori. Pois é, este pequeno e fofinho peixinho esquece-se muito das coisas e num curtíssimo espaço de tempo. E ainda esta semana li um artigo bastante interessante da revista Sábado de 15 de Outubro de 2009 sobre um ex-polícia, oriundo do Reino Unido que tem apenas memória de 48 horas.
Espero que, da próxima vez que virem este filme, reparem bem na Dori e no seu problema que pode ser bastante grave.

Ficha Técnica:
Título original:
Finding Nemo
Género: Animação
Duração: 101 minutos
Ano de lançamento: 2003
Realizador: Andrew Stanton
Interpretes (Versão Portuguesa): Rui Paulo, Rita Blanco, Fernando Luís, Paulo Oom, João Lagarto, André Maia, Hugo Rendas, Fernando Gomes, Helena Laureano, Vítor Norte, João Reis, Pedro Pernas, Carla de Sá, Carolina Vieira, José Jorge Duarte, Carlos Macedo, António Machado, Pedro Rascão
Sinopse: À Procura de Nemo conta a história de Marlin, um peixe-palhaço que perde quase toda a família durante o ataque de um predador e, assim, torna-se um pai super-protector de seu único filho, Nemo. O problema é que tanta protecção acaba envergonhando o peixinho na frente dos colegas e, para provar ao pai que pode se virar sozinho, resolve nadar em mar aberto, quando é capturado por um mergulhador, e levado para Sydney. Decidido a encontrá-lo, Marlin nada por todo o oceano, enfrentando todo tipo de perigo ao lado de Dori, um peixinho fêmea muito simpático, mas com um grave problema de perda de memória recente.
Nesta deliciosa aventura no fundo do mar, todos os tipos de criaturas marinhas dão o ar da sua graça. Peixes de todas as espécies, cavalos-marinhos, tubarões, tartarugas e baleias, entre outros. Todo o colorido da fauna e flora subaquática contagia a tela do cinema e seduz o espectador.
A trama divide-se em duas partes: uma acompanha a viagem de Marlin mar fora e outra parte mostra a nova vida de Nemo aprisionado em um aquário em Sydney com seus novos amigos.
Prémios: Recebeu o Óscar para Melhor Filme de Animação e mais outras três indicações aos prémios da Academia: Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição de Som. Recebeu também um Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme – Comédia/Musical, um BAFTA, na categoria de Melhor Roteiro Original e dois MTV Movie Awards, nas categorias de Melhor Filme e de Melhor Comediante para Ellen DeGeneres, que deu voz a Dori na versão original
Acerca de Dori: Dori é um peixe Paracanthurus hepatus, conhecido também como "Blue tang" ou "Cirurgião-Patela" que sofre de "perda de memória recente" e acredita falar a suposta língua das baleias, o "baleiês".
O carisma e a graça da hilariante Dori, tornou desta uma das personagens de animação mais populares da história e, possivelmente, a mais popular do filme. Tanto reconhecimento resultou inclusive na indicação do prémio de Melhor Humorista para a actriz norte americana Ellen DeGeneres, no MTV Movie Awards 2004, que emprestou a sua voz a Dori.
No filme, Dori encontra por acaso o peixe-palhaço Marlin e ajuda-o a procurar seu filho capturado, Nemo.





Espero que continuem a seguir este blog e para a semana haverá mais filmes que retratam a memória.
Muitos Beijinhos,
Sara Pinela

posted under |

0 memoriais:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments