Egas Moniz , o Neuro - homem

Olá.

Hoje ficamos com uma personagem muito importante da sociedade portuguesa e que marcou a história da Ciência, e particularmente da Neurologia Mundial.

António de Egas Moniz nasce em Avanca, no distrito de Aveiro, em 1874, no meio de uma familia rural. A linhagem directa com o aio de D.Afonso Henriques fez com que, por influência do resto da família, António tivesse o apelido do seu antepassado.

Formou-se na Universidade de Coimbra em Medicina, na especialidade de Neurocirurgia, ficando depois como substituto a dar aulas de Anatomia e Fisiologia. Em 1911 transfere-se para a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde lecciona como professor catedrático.

Foi presidente do Centro de Estudos Egas Moniz, parte integrante do Hospital Júlio de Matos, centro no qual foi director de 1950 a 1957, altura em que é transferido para o Hospital de Santa Maria.

Foi pioneiro, o que lhe valeu um prémio Nobel, na medida em que deu visibilidade às artérias do cérebro. Fez longas experiências com raios X, descobrindo a Angiografia Cerebral, que tornou possível localizar neoplasias, aneurismas, hemorragias e outras mal-formações no cérebro humano tendo aberto novos caminhos para a cirurgia cerebral.
Apesar de ter sido proposto 5 vezes, apenas ganhou dessa vez.

Egas Moniz teve ainda um papel activo na vida política. Foi fundador do Partido Republicano Centrista, dissidência do Partido Evolucionista; apoiou o breve regime de Sidónio Pais, durante o qual exerceu as funções de Embaixador de Portugal em Madrid (1917) e Ministro dos Negócios Estrangeiros (1918). Foi ainda um notável escritor e autor de uma notável obra literária, de onde se destacam as obras "A nossa casa" e "Confidências de um investigador científico".

Faleceu no dia 13 de Dezembro de 1955, com 81 anos de idade.

Em memória dele foi ainda fundada a instituição de Ensino Superior Privada, o Instituto de Ciências da Saúde de Egas Moniz.

Notável , o seu trabalho !


Cumprimentos,

JoãoSouto

posted under |

1 memoriais:

Bibicas disse...

E dizes tu que não fazes pesquisas para elborares os teus posts!!
deve ser deve... Congratulations!

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments