Memória a Curto Prazo Humana

Saudações esquecidos!


Na continuação do nosso estudo sobre os tipos de memória, hoje vou-vos explicar o que é a Memória a Curto Prazo.

Nesta memória encontra-se toda a informaçãoque se tratou desde a última vez que se fez o trabalho de manutenção ou limpeza do sistema, ou seja, desde a última vez que se dormiu tempo suficiente para realizar o referido trabalho.

O grau de conservação ou estado da informação dependerá do tempo mencionado e, claro, da capacidade fisiológica ou genética de cada indivíduo.

Esta memória alimenta-se, principalmente, da informação que tenha passado pela memória auxiliar de trabalho, tanto proveniente da memória a médio e longo prazo como da experiência e raciocínio de tempo mencionado mais acima.

Por evolução história, o tempo em que esta memória é mais eficaz corresponde a, aproximadamente, 16 horas, reservando 8 horas diárias para a sua manutenção.

Seguramente, nem todo o tempo em que se está a dormir se utiliza para limpar a memória a curto prazo, também se dedica uma parte importante na passagem de informação da memória a médio prazo para a memória a longo prazo, para dizê-lo de forma simplificada, e outras funções de manutenção de carácter diverso.

Há sistemas de limpeza da memória a curto prazo muito recomendáveis e outros muito desaconselháveis. Os primeiros não são fáceis de conseguir se temos elementos na memória a curto prazo que geram tensões e pedem a atenção de um indivíduo. Em relação aos segundos, deve-se assinalar, como exemplo, os efeitos da ingestão abusiva de álcool, que, por sua vez, nos podem dar uma ideia dos efeitos de uma ingestão não abusiva, mas sim, prejudicial, de forma especial para a informação contida nesta memória.


Na próxima semana, falar-vos-ei da Memória a Médio Prazo.

Até lá, muitos esquecimentos!!!


Sara Pinela

posted under |

3 memoriais:

Zezitoh disse...

Achei o artigo muito interessante... gostei da maneira como estruturaram o blog...
Beijinhos/abraços

José cigarro disse...

Depois da Sara me dar o endereço à porta da escola, senti curiosidade de visitar este espaço. Como gosto de elogiar, quando tenho motivos para isso, aqui deixo os parabéns a esta equipa do "esqueci-me", pela apresentação do blog e pelo seu conteúdo. Continuem, porque é da curiosidade que advém o conhecimento, é do trabalho que aparece o sucesso.

Loirita disse...

Apesar de só agora ter visto o vosso blog, achei que está muito fixe!
Está bem estruturado e os artigos estão (simples talvez não seja a melhor palavra para os descrever), claros (ou seja, são de fácil interpretação)
Continuem o bom trabalho e em breve deixarei mais comentários!!
Já agora "Esqueci-me"? Muito bom lol!
É um nome bem original!!

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments