Memória ao longo do tempo

Olá!

Bem, até agora só vos falei da Memória Extra-humana. O meu outro sub-tema é a História da Memória, do qual irei falar hoje.

Na Antiguidade pouco se falou de memória. Foi a partir do século XIX que a memória se tornou objecto de estudo, sendo Hermann Ebbinghaus (1850-1909) o primeiro psicólogo a aplicar métodos experimentais, na procura pela iluminação. Publicou um livro em 1913, intitulado Memory: A Contribution to Experimental Psychology, onde descrevia os seus procedimentos. A possibilidade de a memória não ser um sistema unitário foi proposta por William James em seu livro The principles of psychology, publicado em 1890. O autor sugere que a memória é composta por dois sistemas, denominando-os por primary memory e secondary memory.

No século XX surgiram vários modelos: -Modelo de Atkinson-Shiffrin, na década de 60, que sugere o armazenamento sensorial, memória a curto prazo e memória a longo prazo. -Modelo de processamento por níveis, de 1972, sugere que, conforme o estímulo, visual, auditivo, etc, a informação vai passar por vários níveis, estabelecendo ligações. -Modelo de Tulving, também de 1972, distingue três tipos de memória, episódica, semântica e procedimental. - Modelo de procedimento paralelo, em vigor nos dias de hoje, que consiste no processamento da memória através dos neurónios, resultando, a memória, da activação da rede neural.

Como podemos verificar, a compreensão da memória e do seu funcionamento foi evoluindo ao logo dos séculos, de mãos dadas com a tecnologia, pois sem esta última seria impossível a descoberta dos neurónios e suas funções.

Desculpem se o post é maçador, mas é difícil explicar a história da memória, sem entrar em pormenores.
Espero que tenham aprendido algo e até para a semana,
Inês Vaz

posted under |

0 memoriais:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Pensa amigo !

Às vezes pões-te a pensar: "Eu devia era ter um computador melhor do que aquele que tenho, aí um de 500 GB de disco e 3 GB de Memória Ram". Melhor do que aquele que tens? Há melhor que o teu cérebro? Existe máquina mais poderosa, com um poder de armazenamento ilimitado? Não, não existe. Uma máquina que , comparável a um computador, por vezes é por nós subvalorizada, levando-nos a deixá-la de parte. E isso, é correcto?Não. A resposta é clara e unânime? Sim. Achas que o teu cérebro é incapaz trabalhar como deve ser? Achas-te inferior a um Computador?

Para veres como estás enganado, dá uma vista de olhos pelo nosso blog, onde aprenderás a valorizar-te a ti e ao teu poder racional !

Frase da quinzena

"O esquecimento é maior que a morte, porque termina o que a morte começou."

Valter da Rosa Borges

"A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez."

Friedrich Nietzsche




Os Esquecime

Os Esquecime, nasceram na Escola Secundária de Latino Coelho - Lamego. Vivem para mostrar ao mundo o quão fascinante é a nossa memória. Assim, diariamente, a Ana, a Beatriz, o Cristofe, a Inês, o João, a Mafalda e a Sara irão trazer-vos novidades sobre o trabalho de Área de Projecto.

Powered By:

Powered By:

    GosuBlogger

    Pesquisar neste blogue

    O blogue deu-te a conhecer

    Contador visita

    Visitantes on-line

Recent Comments