Causas do Alzheimer
Olá queridos visitantes :P
Cá estou eu de volta, hoje para vos esclarecer sobre as causas desta doença.
É improvável que a doença possa ser originada por uma única causa, o mais provável é que seja uma combinação de vários factores que conduzam ao desencadeamento dela, nomeadamente:
*Idade:
Cá estou eu de volta, hoje para vos esclarecer sobre as causas desta doença.
É improvável que a doença possa ser originada por uma única causa, o mais provável é que seja uma combinação de vários factores que conduzam ao desencadeamento dela, nomeadamente:
*Idade:
Cerca de 5% de pessoas com mais de 65 anos tem Alzheimer e 0,001 % com menos 65 anos de idade. No entanto, importa notar que apesar das pessoas tenderem a ficar esquecidas com o passar do tempo, a maioria das pessoas com mais de 80 anos permanece mentalmente lúcida. Isto significa que apesar de, com a idade, a probabilidade de se ter a doença de Alzheimer aumentar, não é a idade avançada, por si, que provoca a doença. Contudo, provas recentes sugerem que problemas relacionados com a idade, tais como a arteriosclerose, podem ser
contributos importantes. Dado que as pessoas também vivem mais tempo do que no passado, o número de pessoas com a doença de Alzheimer e outras formas de demência vai, provavelmente, aumentar.
*Sexo:
Alguns estudos têm sugerido que a doença afecta mais as mulheres do que os homens. No entanto, isto pode ser induzir em erro, porque as mulheres, enquanto grupo, vivem mais tempo do que
os homens. Isto significa que se os homens vivessem tanto tempo como as mulheres, e não morressem de outras doenças, o número afectado pela doença de Alzheimer seria sensivelmente igual ao das mulheres.
*Factores genéticos/hereditariedade :
Para um número extremamente limitado de famílias, a doença de Alzheimer é uma disfunção genética. Os membros dessas famílias herdam de um dos pais a parte do DNA (a configuração genética) que provoca a doença. Em média, metade das crianças de um pai afectado vai desenvolver a doença. Para os membros dessas famílias que desenvolvem a doença de Alzheimer, a idade de incidência costuma ser relativamente baixa, normalmente entre os 35 e os 60. A incidência é razoavelmente constante dentro da família.
*Traumatismos cranianos:
*Traumatismos cranianos:
Tem sido referido que uma pessoa que tenha sofrido um traumatismo craniano severo corre o risco de desenvolver doença de Alzheimer. O risco torna-se maior se, na altura da lesão, a pessoa tiver mais de 50 anos, tiver um gene específico (apo E4) e tiver perdido os sentidos logo após o acidente.
*Outros factores:
Não se chegou ainda à conclusão se um determinado grupo de pessoas, em particular, é mais ou menos propenso à doença de Alzheimer. Raça, profissão, situações geográficas e socio-económicas, não determinam a doença. No entanto, há já muitos dados que sugerem que pessoas com um elevado nível de educação tenham um risco menor do que as que possuem um nível baixo de educação.
Espero ter-vos esclarecido!
Até para a semana, boas lembranças,
Beatriz G.
3 memoriais:
ora bem..a tua explicação foi boa..acho que tens pinta para isto..nem so para isto...:)
bjito miuda
Olá a todos...
Bem fiquei a saber muito mais com esta informação sobre o Alzheimer... Está mesmo,mesmo interessante... xD
Adoro o blog e adoro os Esquecimes...
Beijinhos da Cláudia...
Muito interessante!
nao sabia estas coisas muito fixes! mt obrigada por contribuirem para melhorar a minha cultura :D
mts beijinhos!
Enviar um comentário